Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Casa Amarela Eusélio Oliveira (CAEO)

Área do conteúdo

Sobre

“A Casa Amarela foi inicialmente uma ideia, uma ruptura, um atrevimento. Em termos de presente, uma proposta. Em termos de futuro, um compromisso.”  (Eusélio Oliveira) Inaugurada em 17 de junho de 1971, A Casa Amarela Eusélio Oliveira (CAEO) é um espaço cultural de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC) vinculado à Secretaria de Cultura Artística (Secult Arte/UFC). O espaço, localizado no Campus do Benfica, conta com a única sala de cinema da UFC, a Sala Cine Benjamin Abrahão, salas de aula e ilha de edição, além do Núcleo de Cinema de Animação (NUCA).  Desde sua fundação, a CAEO oferece cursos básicos nas áreas de fotografia, de cinema e de cinema de animação, demonstrando uma preocupação com a formação de plateia e a difusão da memória audiovisual cearense. Em média, 300 pessoas concluem os cursos da Casa Amarela Eusélio Oliveira todos os anos. Alguns dos ex-alunos da CAEO são nomes que se destacam nas artes visuais cearenses, tais como: Glauber Filho, Delfina Rocha, Gentil Barreira, Michelline Helena, Tiago Santana, Tibico Brasil, entre outros.“A Casa Amarela foi inicialmente uma ideia,
uma ruptura, um atrevimento.
Em termos de presente, uma proposta.
Em termos de futuro, um compromisso.” 

(Eusélio Oliveira)

 

Inaugurada em 27 de junho de 1971, a Casa Amarela Eusélio Oliveira (CAEO) é um equipamento cultural de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC) vinculado à Pró-Reitoria de Cultura (Procult/ UFC).

O espaço, localizado no Campus do Benfica, conta com a única sala de cinema da UFC, o Cine Benjamin Abrahão, salas de aula, além do Núcleo de Cinema de Animação (NUCA).

Desde sua fundação, a CAEO oferece cursos básicos nas áreas de fotografia, de cinema e de cinema de animação, demonstrando uma preocupação com a formação de plateia e a difusão da memória audiovisual cearense.

Em média, 300 pessoas concluem os cursos da Casa Amarela Eusélio Oliveira todos os anos.

Alguns dos ex-alunos da CAEO são nomes que se destacam nas artes visuais cearenses, tais como: Glauber Filho, Delfina Rocha, Gentil Barreira, Michelline Helena, Tiago Santana, Tibico Brasil, entre outros.

Exibir subpáginas.
Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo