Agradecimento dos servidores da Casa Amarela Eusélio Oliveira (CAEO) ao professor e cineasta Wolney Oliveira
Data da publicação: 12 de janeiro de 2024 Categoria: Notícias
A Casa Amarela Eusélio Oliveira – CAEO, gostaria de prestar um agradecimento especial ao Professor e Cineasta Wolney Oliveira pelo legado deixado ao longo da sua gestão de 30 anos como Diretor da CAEO.
Entre as inúmeras conquistas como gestor da CAEO registramos algumas, tais como:
- A aquisição com recursos do Mecenato Estadual do Ceará, através da Coelce, de uma casa na avenida da Universidade, em 1998, para a construção e implantação do Núcleo de Cinema de Animação do Ceará (NUCA), uma cozinha e uma sala de edição, aumentando em 30% a área física da CAEO. A nova área foi doada à Universidade Federal do Ceará;
- Através de emendas individuais de Deputados Federais e Senadores cearenses, foram adquiridos dois veículos utilitários para a CAEO, uma van e uma Ranger. Os veículos serviram aos alunos: da CAEO, do Instituto de Cultura e Arte (ICA) entre outros cursos, e na produção de filmes de cineastas cearenses e eventos de audiovisual;
- Durante sua gestão, o Cine Benjamin Abraão foi reformado e modernizado;
- Como professor, coordenou os tradicionais cursos básicos de Fotografia e Cinema e Vídeo, implantou o Curso Básico de Cinema de Animação do NUCA, e conduziu a implantação do recém-lançado Curso Intermediário de Fotografia.
Ao lado da equipe da Casa recebeu e apoiou diversos eventos do audiovisual cearense, dentre eles:
- ForRainbow;
- Noia;
- Curta o Gênero;
- Mostra Outros Cinemas;
- Dia Internacional da Animação e o
- Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, um dos principais festivais de cinema do Brasil, com reconhecimento internacional.
Como cineasta, realizou filmes com importante reconhecimento no Brasil e exterior, dentre eles: Os Últimos Cangaceiros (2015) e Soldados da Borracha (2019).
Enquanto gestor da CAEO e articulador político, uma das suas maiores marcas é o diálogo. E como pessoa que ouve e propõe ideias, contribuiu através do diálogo na criação de políticas públicas estaduais para o audiovisual cearense como: o Prêmio Ceará de Cinema e Vídeo e o Programa Ceará Filmes. Participou da fundação de diversas entidades de classe, como a CONNE – Conexão Audiovisual Centro Oeste, Norte e Nordeste e foi seu primeiro presidente.
Esse é o Wolney Oliveira que conhecemos: cheio de ideias, propostas e trabalhando sempre para concretizar projetos.
Desejamos sorte e sucesso em sua nova jornada de realizações e deixamos aqui registrado a gratidão da Casa Amarela Eusélio Oliveira.
Aguardamos a indicação pela administração superior da UFC do novo diretor da Casa Amarela Eusélio Oliveira.
📍A Casa Amarela Eusélio Oliveira é um equipamento cultural vinculado à @procultufc