Casa Amarela Eusélio Oliveira, 53 anos de história

Data de publicação: 27 de junho de 2024. Categoria: Notícias

A Casa Amarela Eusélio Oliveira (CAEO) é um equipamento cultural vinculado à Pró-Reitoria de Cultura da Univerisdade Federal do Ceará (UFC) e hoje completa 53 anos de muita história e dedicação ao cinema e audiovisual.

O primeiro curso de cinema e vídeo do Ceará foi iniciado pelo professor Eusélio Oliveira, dentro da Casa Amarela, fomentando o fazer cinematográfico em nosso estado e até hoje a CAEO realiza os cursos mais tradicionais da área: curso básico de Cinema, de Animação e de Fotografia.

Ao longo desses 53 anos, o espaço abrigou diversas mostras e festivais, além de cineclubes. Foi também o local de realização da Vídeo Mostra Fortaleza, a semente que originou o Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema. É também onde se localiza o Cine Benjamin Abrahão, a primeira e única sala de cinema da Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Núcleo de Cinema de Animação (NUCA).

Agradecemos a toda a comunidade, servidores, estudantes, professores, realizadores, fotógrafos, artistas que, ao longo do tempo, contribuíram para fazer desta Casa uma referência na formação, produção e difusão audiovisual cearense.