Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Casa Amarela Eusélio Oliveira (CAEO)

Área do conteúdo

Cine Benjamin Abrahão

Inaugurada em 1981, a Sala Cine Benjamin Abrahão tem mais de 40 anos, sendo a primeira e única sala de cinema da Universidade Federal do Ceará (UFC), e está vinculada à Secretaria de Cultura Artística (SECULT-ARTE) da UFC.

Foi nomeada por Eusélio Oliveira em homenagem a Benjamin Abrahão, um dos pioneiros do Cinema Cearense, e a única pessoa que filmou e fotografou Lampião.

Essas imagens influenciaram o Cinema Novo,  pois quando Luiz Carlos Barreto ( fotógrafo do filme Vidas Secas, dirigido por Nelson Pereira dos Santos), pensou na fotografia do filme Vidas Secas, ele se inspirou nas fotografias que Benjamin Abrahão fez do grupo de Lampião e Maria Bonita.

Através dessa homenagem, Eusélio de Oliveira encontrou uma forma de reconhecer o trabalho de Benjamin Abrahão, pela façanha de filmar e fotografar o bando de Lampião, uma proeza que repercutiu no mundo todo. No dia da inauguração do cinema uma neta de Benjamin Abrahão esteve presente para contemplar a homenagem a seu avô.

No campo da difusão, ao longo de toda a sua história, a Casa Amarela tem um importante papel no apoio a cineclubes, mostras e festivais, dentre os quais: o Cinema e Direitos Humanos, o Curta  o Gênero, o NOIA, o For Rainbow e o Cine Ceará, sendo grande parte desses eventos exibidos na Sala Cine Benjamin Abrahão.

Em tempo: No momento a Sala Cine Benjamin Abrahão está passando por uma reforma.

AGENDA

 

 

 

 

 

VOLTAR↵

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo