gov.br

Casa Amarela Eusélio Oliveira (CAEO)

Área do conteúdo

Aula Aberta de Victor Costa Lopes marca o encerramento da Turma 2023.2 do Curso de Cinema da Casa Amarela Eusélio Oliveira

Data de publicação: 20 de novembro de 2023. Categoria: Notícias

No último dia 17 de novembro, aconteceu a Aula Aberta de Victor Costa Lopes com o tema “A Montagem como Ato de Criação”marcando o encerramento do Curso Básico de Cinema, o fim de uma jornada de três meses do curso que havia retornado neste semestre depois da pandemia.

Durante esse período de curso, os participantes do Curso de Cinema da Casa Amarela Eusélio Oliveira mergulharam em um cronograma elaborado com o intuito de enriquecer o conhecimento dos participantes, explorando os fundamentos do cinema.  Ao longo de oito módulos, os alunos tiveram a oportunidade de explorar temas como: a História do Cinema, Roteiro, Produção, Direção, Som, Direção de Arte, Fotografia e Edição. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer sobre a linguagem cinematográfica com os mais diferentes professores que atuam no cenário audiovisual cearense, tais como os professores dos módulos: Prof. Firmino Holanda, Grá Dias, Camilla Osório, Déo Cardoso, Mike Dutra, Isaac Martins, Suzana Silva e os professores convidados das Aulas Abertas: Verônica Guedes, Déo Cardoso, Alisson Severino, Jardel Gonçalves, Sunny Maia, Wolney Oliveira e Rosemberg Cariry.

A Casa Amarela Eusélio Oliveira está extremamente feliz com todos os participantes do Curso de Cinema e acredita que eles estão prontos para fazer contribuições significativas e criativas no mundo do audiovisual. A jornada no curso pode ter terminado, mas o espírito do cinema e a dedicação à arte de contar histórias continuarão a guiá-los em suas trajetórias profissionais.

Sobre o convidado:

Victor Costa Lopes é formado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Ceará. Sócio da Orla Filmes, atua como diretor, montador, roteirista e produtor. Dirigiu os curta-metragens “Revoada” (2019), “De terça pra quarta” (2015) e “Aos mortos, um lugar para habitar” (2023). Também é roteirista, diretor, produtor e montador do longa-metragem documental “As Cores do Divino” (2020) e codiretor do longa-metragem documental “Um Pedaço do Mundo” (2022). Como montador, assina diversos longa-metragens, dentre eles “Estranho Caminho” (2023), de Guto Parente; “A Filha do Palhaço” (2022), de Pedro Diógenes; “Pajeú” (2020), de Pedro Diógenes; “Inferninho” (2016), de Guto Parente e Pedro Diógenes; a série “Meninas do Benfica”, de Roberta Marques; além de diversos curtas, como “Biquíni Paraíso”, de Samuel Brasileiro; “Monstro”, de Breno Baptista; “O Mundo sem Nós”, de Noá Bonoba; e “Cisão”, de Yuri Firmeza.

A Casa Amarela Eusélio Oliveira (CAEO) é um equipamento cultural da Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) da Universidade Federal do Ceará (UFC).