gov.br

Casa Amarela Eusélio Oliveira (CAEO)

Área do conteúdo

Casa Amarela Eusélio Oliveira (CAEO) é palco da cerimônia de posse do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Ceará [DCE/UFC]

Data de publicação: 24 de novembro de 2023. Categoria: Notícias

Na última quarta-feira, dia 22 de novembro, a Casa Amarela Eusélio Oliveira foi palco de uma emocionante cerimônia de posse da chapa “A todo vapor!”, que assumirá a nova gestão do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Ceará (UFC), a maior entidade estudantil do estado. O evento teve início com uma belíssima apresentação do Maracatu Solar no estacionamento da Casa Amarela Eusélio Oliveira e prosseguiu no Cine Benjamin Abrahão, a única sala de cinema da UFC.

Vice-Reitora Professora Diana Azevedo no Cine Benjamin Abrahão lotadoCine Benjamin Abrahão lotado

Durante as falas, a
Vice-Reitora Professora Diana Azevedo expressou gratidão pela acolhida da Casa Amarela Eusélio Oliveira. Ela destacou que a cerimônia representava uma oportunidade maravilhosa para ela conhecer o equipamento cultural, pois por ela estar sempre trabalhando no Campus do Pici, a cerimônia permitiu a ela conhecer pela primeira vez a Casa Amarela Eusélio Oliveira.

Durante o evento, Nonato Neves, Técnico de Audiovisual da CAEO, representou o cineasta Wolney Oliveira, diretor da Casa Amarela Eusélio Oliveira, que estava cumprindo agenda em Brasília-DF, finalizando os últimos preparativos para o 33° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, que acontece de ​25 de novembro e segue até 01 de dezembro de 2023, em Fortaleza – Ceará.

Nonato Neves ressaltou que o Professor Eusélio Oliveira, fundador da Casa Amarela Eusélio Oliveira, ficaria imensamente feliz com a realização da posse do DCE, pois sempre foi um entusiasta dos movimentos estudantis. Além disso, aproveitou a oportunidade para convidar todos os presentes a prestigiarem o filme “Memórias da Chuva”, a mais recente obra do cineasta Wolney Oliveira, que será exibida no dia 26 de novembro, às 18h, no Cineteatro São Luiz, durante o 33° Cine Ceará.

A cerimônia também contou com a presença da Professora Irenísia Torres de Oliveira, Presidenta do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC), além de Pró-Reitores da UFC, professores e diversos representantes de entidades estudantis de base. O Reitor da UFC, Professor Custódio Almeida, que estava em Brasília-DF, não pôde comparecer pessoalmente, mas enviou um vídeo parabenizando a nova gestão do DCE.

Nos últimos três anos, a ausência da representação estudantil limitou a capacidade dos estudantes de expressarem suas demandas, ideias e preocupações. No entanto, graças à mobilização e engajamento estudantil, esse período de ausência chegou ao fim.

A posse da nova gestão “A todo vapor!” evidencia claramente o desejo coletivo de fortalecer a representatividade estudantil na tomada de decisões acadêmicas e na defesa de seus interesses e é uma oportunidade de reconstruir os laços entre a administração universitária, os docentes e os estudantes, permitindo um diálogo aberto e construtivo.

A Casa Amarela Eusélio Oliveira parabeniza a nova gestão do DCE/UFC e todos os estudantes envolvidos nesse momento histórico, que marca o início de um novo ciclo de representatividade estudantil na UFC.

EM TEMPO:

O 33° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema acontece de ​25 de novembro e segue até 01 de dezembro de 2023, em Fortaleza. O ​​Festival terá programação presencial no Cineteatro São Luiz e no Cinema do Dragão e programação online na plataforma Itaú Cultural Play.

26/11- DOMINGO – às 18h

MEMÓRIAS DA CHUVA