Encerramento dos módulos de Roteiro e de História do Cinema no Curso Básico de Cinema

Data de publicação: 16 de abril de 2024. Categoria: Notícias

Na última semana, foram finalizados os dois primeiros módulos do curso básico de cinema: Roteiro com a professora Natália Maia e História do Cinema com o professor Firmino Holanda 🎬

SOBRE OS PROFESSORES:

Natália Maia – Roteirista e diretora de Fortaleza, Ceará. Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestre em Comunicação Social, na linha de Fotografia e Audiovisual, pela mesma universidade. É uma das roteiristas do longa-metragem “Pacarrete” (2019), que ganhou importantes prêmios de melhor roteiro como o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, Prêmio Guarani, Prêmio da Associação Brasileira de Autores Roteiristas e SESC Melhores Filmes. Integrou o Núcleo de Roteiros da produtora Tardo Filmes (Ancine) com o projeto de longa-metragem de terror “Quebranto”. Participou do Laboratório de Cinema do Porto Iracema das Artes em 2013 e 2018, com a série de terror “Os Herdeiros” e o thriller político “A Estranha Familiar”. É criadora da série adolescente “Lana & Carol” (2019), roteirista do curta “Biquíni Paraíso” (2015), roteirista e diretora dos curtas “Muxarabi” (2019) e “Rua Dinorá” (2022). Em 2022, foi indicada ao Prêmio Abraço (Excelência em Roteiro) da Associação Brasileira de Autores Roteiristas (ABRA). Em 2023, trabalhou como roteirista em projetos de produtoras do Ceará e de São Paulo. Atualmente, finaliza o curta-metragem “Fortaleza Liberta”.

Firmino Holanda – Graduado em História pela Universidade Estadual do Ceará (1978). Professor do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará, ministra as disciplinas “Cinema brasileiro” e “Cinema e seus autores (1 e 2)”. Nos cursos da Casa Amarela Eusélio Oliveira, desde 1992, é encarregado das aulas sobre a história geral da linguagem audiovisual. Na imprensa de Fortaleza, por mais de 15 anos, foi crítico de filmes. De suas pesquisas, resultaram os livros: “Do sertão a Saturno: o Ceará no cinema” (2017), “Benjamim Abrahão” (2000), “Orson Welles no Ceará” (2001), “Capistrano de Abreu” (2003). Organizou os livros “Cine Ceará – 20 Anos de História” (2010) e “O Caldeirão” (2007), este junto a Rosemberg Cariry. Participou das antologias “Ceará de Corpo e Alma” (2003, org. Gilmar Chaves) e “Clã” (2008, org. V. Moraes, A.Gutiérrez e A.Remigio), com ensaios sobre a história da produção de cinema no Ceará.

A LISTA DE ESPERA PARA A PRÓXIMA TURMA DE CINEMA ESTÁ NA BIO DO NOSSO PERFIL DO INSTAGRAM!

Fiquem atentos às nossas redes sociais e ao nosso site para mais atualizações. 🌟