Saiu a seleção oficial dos filmes do 33º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema

Data de publicação: 31 de outubro de 2023. Categoria: Notícias

O 33º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, que acontecerá  de ​25 de novembro e segue até 01
de dezembro de 2023, em Fortaleza já divulgou os filmes que foram selecionados para as suas mostras principais:
a Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, a Mostra Olhar do Ceará e a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem.

A seleção da Mostra Ibero-americana de Longa-Metragem, apresenta produções de seis países da região: Cuba, Espanha, Argentina, Peru, Chile e Brasil, e teve a curadoria realizada pelo cineasta Vicente Ferraz e pela cineasta e curadora geral do Cine Ceará Margarita Hernández.

Já a seleção da Mostra Brasileira de Curta-Metragem, apresenta 14 filmes de 12 estados brasileiros: Pará, Roraima, Ceará, Paraíba, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Distrito Federal e teve a curadoria realizada pelo roteirista e crítico de cinema Arthur Gadelha.

Já a seleção da Mostra Olhar do Ceará reuniu 15 curtas-metragens e o 8 longas-metragens e nesta edição ocupará as duas salas do Cinema do Dragão e teve a curadoria realizada pela realizadora, curadora e produtora Camilla Osório.

O 33º Cine Ceará é uma realização do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual, da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes. Tem o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), da Universidade Federal do Ceará, via Casa Amarela Eusélio Oliveira, Apoio Cultural da Universidade de Fortaleza (Unifor) e do Canal Brasil, e tem parceria com o Cineteatro São Luiz e o Cinema do Dragão, equipamentos da Secult Ceará, geridos pelo Instituto Dragão do Mar, onde serão realizadas as exibições. Patrocínio Vip: Nacional Gás, Esmaltec e Indaiá. Patrocínio: Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) e Itaú.

O ​​Festival terá programação presencial no Cineteatro São Luiz e no Cinema do Dragão e programação online na Plataforma Itaú Cultural Play.